Ilva Niño morreu após falência múltipla de órgãos: saiba o que significa?

A atriz estava internada desde o dia 13 de maio no Rio de Janeiro após cirurgia cardíaca.

Luana Viard | 12 de Junho de 2024 às 15:00

A atriz já havia enfrentado um câncer no intestino e superou expectativa de vida sugerida por médicos. - Reprodução / Instagram

A atriz Ilva Niño morreu nesta quarta-feira (12), por falência múltipla de órgãos. A eterna Mina da novela "Roque Santeiro" estava internada no Hospital Quali em Ipanema desde o dia 13 de maio, após cirurgia cardíaca.

No ano de 2014, a atriz foi diagnosticada com câncer no intestino e as expectativas de vida dela eram baixas. Médicos apontavam que ela estava prestes a morrer, a artista se recuperou do câncer após duas cirurgias e contrariou os profissionais vivendo por mais 10 anos.

"Era uma doença que todo mundo achava que não tinha volta, mas passou e estou bem. Não precisei fazer quimioterapia, já retiraram um cateter e recuperei os 19kg que havia perdido. Recebi muita energia positiva", disse Ilva, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, de O GLOBO, quando retornou a atuar.

Em nota o hospital informou que o motivo da morte foi a falência múltipla dos órgãos. "O Hospital Quali Ipanema confirma com pesar o falecimento da paciente Ilva Niño Mendonça, no dia 12 de junho de 2024, em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos.".

O que é falência múltiplas de órgãos?

A insuficiência múltipla de órgãos ocorre quando dois ou mais órgãos têm suas funções prejudicadas. Portanto, é crucial realizar intervenções médicas para manter o equilíbrio do corpo. De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) quanto maior for o número de órgãos comprometidos, maior é a chance de morte.

"Quando o coração entra em falência, há redução de fluxo sanguíneo para todo o organismo. É uma falência que, secundariamente, gera consequências para os outros órgãos.", explica o cardiologista Edmo Atique Gabriel ao site Viva Bem.

Causas da falência múltipla dos órgãos:

Geralmente traumas, queimaduras, doenças autoimunes, envenenamento e pancratite são causas principais de falência múltipla dos órgãos. Além disso, cerca de 25% dos pacientes internados em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) sofrem com este problema.

Os sintomas e tratamentos principais para falência múltipla dos órgãos:

Os principais sintomas de falência múltipla dos órgãos são calafrios, náuseas, febre alta, queda da pressão sanguínea e tremores. De maneira geral, a melhor forma de evitar este problema é evitar infecções graves.

Além disso, manter bons hábitos fortalece a imunidade do corpo e evita o desenvolvimento desse quadro. Uma alimentação saudável e exercícios físicos com frequência são boas opções para melhorar a imunidade e evitar casos de falência múltipla dos órgãos.

Fontes: Viva Bem, Extra, Isto É e Viva Mais Plan

falência múltipla dos órgãos ilva niño motivo da morte de ilva niño cirurgia cardíaca

Leia também

Insuficiência cardíaca: o que é e como se prevenir

Para que serve o ômega-3 e quais seus benefícios

Como reduzir o risco de doença cardíaca hereditária?

33 coisas que os médicos fazem para evitar doenças cardíacas

Como cuidar do coração mudando o estilo de vida

Você tem diabetes?