Jojo Todynho exibe Ozempic, mas fabricante faz alerta sobre remédio

A influenciadora contou que aplica Ozempic duas vezes por semana, para emagrecimento. Laboratório contraindica o medicamento para perda de peso!

Rafaella Gazzaneo | 22 de Março de 2023 às 15:00

- Reprodução/Instagram/@Jojotodynho

Nesta última segunda-feira (20), a influenciadora digital Jojo Todynho publicou um vídeo exibindo uma caneta de Ozempic. Anteriormente, Jojo já havia dividido que a utilização do medicamento faz parte de um protocolo para emagrecer.

Leia mais: Medicamento capaz de reduzir até 17% do peso é aprovado pela Anvisa!

A cantora, diagnosticada com esteatose hepática em 2019, está em uma nova rotina e passando por uma reeducação alimentar, com o objetivo de perder peso. Além disso, ela também revelou que faz a utilização do Ozempic, medicamento injetável para tratar diabetes tipo 2. Confira a publicação:

 

"Sabe o que é isso aqui, gente? Meu Ozempic, que eu tomo, né, duas vezes na semana", disse Jojo Todynho. Após essa publicação, a farmacêutica e fabricante do remédio Novo Nordisk, emitiu uma nota esclarecendo que o único uso aprovado para o Ozempic em todo o mundo é para o tratamento de diabetes tipo 2.

"A Novo Nordisk esclarece que o Ozempic (semaglutida) é um medicamento indicado, em conjunto com dieta e exercícios, exclusivamente para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada (ou seja, quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto). A posologia recomendada em bula é de uso uma vez por semana, com prescrição e acompanhamento médicos. É importante ressaltar que a companhia não endossa nem apoia a promoção de informações de caráter off-label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos", diz o comunicado.

Ozempic (Semaglutida)

Um estudo observou que, em pacientes diabéticos, o uso da semaglutida poderia estimular alguma perda de peso, pois ela age na área do cérebro que controla o apetite. Contudo, a farmacêutica Novo Nordisk desenvolveu um outro medicamento, com semaglutida, específico para tratar a obesidade.

O nome deste medicamento é Wegovy, ele foi aprovado pela Anvisa em Janeiro deste ano e deve começar a ser vendido nos estabelecimentos a partir do segundo semestre. A diferença entre eles é a dosagem. O Ozempic tem dose máxima de 1 mg, enquanto o Wegovy varia de 0,25 mg a 2,4 mg.

"Embora Wegovy e Ozempic contenham semaglutida, eles são produtos diferentes, com indicações, dosagens, informações de prescrição, esquemas de titulação etc. diversos. Os produtos não são intercambiáveis", salienta a fabricante.

Infelizmente, o Ozempic é um dos medicamentos mais buscados por quem deseja emagrecer, apesar de custar mais de 900 reais e não ter eficácia comprovada para a perda de peso. Ele foi liberado pela ANVISA em agosto de 2018, em formato de canetas com doses de injeção de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg.

Como não há estudos clínicos do Ozempic para o tratamento de perda de peso, não há informações científicas sobre os riscos do uso indevido. Contudo, os efeitos colaterais do Ozempic, avaliados em pacientes com diabetes tipo 2, estão descritos na bula do medicamento. São eles:

Reafirmamos a importância de seguir as recomendações médicas e não fazer automedicamento. O uso indevido de medicamentos pode trazer sérias consequências como reações alérgicas, dependência, falha terapêutica, e até a morte. Por isso, procure sempre um profissional qualificado!

Leia também

15 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde

Esteatose hepática: saiba tudo sobre a doença de Jojo Todynho

Jojo Todynho desabafa sobre desafios da nova rotina alimentar

Saiba a maneira correta de descartar medicamentos

Reeducação alimentar ou dieta: qual caminho seguir?

Reeducação alimentar e a importância de bons hábitos alimentares