Microaborto existe? Entenda o caso da ex-BBB Andressa Ganacin

A ex-BBB revelou ter enfrentado um microaborto em novembro de 2023, antes de atual gestação e agora está grávida do primeiro filho.

Luana Viard | 7 de Junho de 2024 às 16:30

Vamos te contar a história da influenciadora e explicar se o microaborto é algo comum. - Reprodução / Instagram

Na última segunda-feira, a influenciadora Andressa Ganacin compartilhou que enfrentou um microaborto no final de 2023. Essa experiência foi a razão pela qual a ex-BBB optou por não divulgar a notícia de sua primeira gravidez com Nasser até que a gestação estivesse mais avançada.

Atualmente, ela está no quinto mês de gestação. "Foi muito mais cuidado por termos passado por um microaborto no início de novembro. Ficamos com muito medo, então demoramos um pouquinho até mesmo para contar para a família e amigos. Queríamos garantir que estava tudo bem com o bebê", explicou Andressa.

O que é um microaborto?

O médico ginecologista Guilherme Henrique dos Santos, da clínica Les Peaux, esclarece que, na realidade, essa expressão é mais comumente utilizada no contexto popular do que no científico.

"A gente fala em aborto do mesmo jeito, não necessariamente microaborto. Mas, teoricamente, é quando a gente tem um aborto espontâneo logo no comecinho da gestação, próximo do atraso menstrual, em torno de menos de quatro, cinco semanas, quando a mulher, na grande maioria das vezes, nem sabe que está grávida", explicou o profissional.

A influenciadora já está esperando seu primeiro filho. (Reprodução / Instagram)

O microaborto gera riscos para o futuro?

Segundo o médico, quando a menstruação volta a regular, a paciente já pode tentar engravidar de novo sem sensação de insegurança. "Como acontece de forma natural, o útero se limpa sozinho, não tem nenhuma intervenção médica, nenhuma intervenção cirúrgica".

"O fato de a pessoa ter tido um microaborto não quer dizer que ela vá ter outros de sucessão, isso geralmente acontece por fatalidade, ou porque o útero não estava preparado para receber aquela gestação, ou quando o espermatozoide encontrou o óvulo, mas acabou que não teve uma fecundação adequada", explicou ainda que esse cenário pode ocorrer com a maioria das pessoas e não implica, por si só, em risco para uma futura gravidez natural não ocorrer.

Se você gosta de estar por dentro de informações essenciais para a saúde da mulher, leia nossa matéria: Papanicolau dói? Saiba tudo sobre o exame preventivo.

As informações são do Gshow.

gravidez saúde da mulher cuidados com a saúde microaborto aborto microaborto existe perda gestacional

Leia também

Mulher descobre que tem 2 vaginas após aborto espontâneo; entenda o caso

Enjoo matinal e não é gravidez? Confira as possíveis causas

Mulher tem perna amputada horas depois de descobrir gravidez

Aborto espontâneo: novo exame é capaz de detectar possíveis riscos

Aborto espontâneo: causas, sintomas e o que fazer

Aborto espontâneo: como superar o luto pela perda de um bebê