Ministério da Saúde incorpora medicamentos contra câncer de pulmão e outras doenças ao SUS

Entenda sobre os novos medicamentos contra câncer de pulmão e outras doenças, decisão é do Ministério da Saúde.

Luana Viard | 23 de Maio de 2024 às 16:30

Venha entender mais sobre a nova lista de medicamentos para atender diferentes doenças. - Jacob Wackerhausen / istock

O Ministério da Saúde adicionou cinco novos medicamentos e procedimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pacientes com HIV, câncer de pulmão, asma e doença de Crohn. Esta ação tem como objetivo expandir o acesso a tratamentos mais eficazes e seguros para essas condições.

Os medicamentos incorporados incluem o Fostemsavir trometamol, destinado ao tratamento de adultos com HIV multirresistente, o Durvalumabe, indicado para pacientes com câncer de pulmão inoperável, e o Mepolizumabe, recomendado para crianças e adolescentes com asma grave.

No campo dos procedimentos, foram adicionados o monitoramento de funções neuronais, crucial em cirurgias de remoção de câncer no cérebro, e o monitoramento da calprotectina fecal, que auxilia no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com doença de Crohn.

Essa nova alternativa de monitoramento é menos invasiva, complementando os métodos atuais que incluem exames de sangue, tomografia computadorizada e colonoscopia, este último sendo o padrão, porém mais invasivo. A expectativa é atender 10.974 pacientes elegíveis no primeiro ano e 12.331 no quinto ano.

O investimento total nos novos medicamentos e procedimentos é de R$ 150 milhões. O Ministério da Saúde prevê que a medida beneficiará mais de 14 mil pessoas nos próximos cinco anos.

Novos medicamentos contra câncer de pulmão e outras doenças chegam ao SUS. (ClaudioVentrella / istock)

A adição de cinco novos medicamentos e procedimentos ao SUS é uma iniciativa crucial do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade de vida de milhares de pacientes com HIV, câncer de pulmão, asma e doença de Crohn. Esta ação representa um investimento significativo na saúde pública, contribuindo para a redução da mortalidade e da morbidade associadas a essas doenças.

As informações são do Conselho Federal de Farmácia.

Se você é uma pessoa interessada no universo dos medicamentos, leia nossa matéria que explica o por que a dipirona é proibida nos EUA e liberada no Brasil?

remédio câncer de pulmão lista de remédios novos medicamentos

Leia também

Ozempic pode causar paralisia do estômago? Entenda a polêmica

Entenda por que o genérico é mais barato que o remédio de marca

Remédio para torcicolo: o que é bom tomar para dor no pescoço?

Quais remédios posso tomar para aliviar sintomas da Dengue?

Como tirar carrapato do seu pet sem usar remédio

OMS avalia inclusão de remédios contra obesidade em lista de medicamentos essenciais