Não é só açúcar! Veja outros fatores que causam diabetes

Saiba quais são os alimentos que devem chamar a sua atenção para evitar a diabetes.

Esther Ramos | 27 de Junho de 2024 às 13:41

Vigie sempre para evitar uma das doenças mais comuns da atualidade. - bit245/ iStock

A diabetes é uma doença muito séria e que acarreta em consequências complicadas para o dia a dia do portador da doença. A Diabetes Tipo 2 é a que pede a nossa atenção quando o assunto é comida, porque mesmo que ela seja agressiva, pode ser evitada com uma boa alimentação, e que vai além só do açúcar, que é o mais conhecido.

Vamos então, conferir quais alimentos que precisam ser vigiados e evitados para manter a diabetes bem longe do seu organismo.

Você também pode se interessar por:

Hábitos que podem ajudar a evitar a diabetes

Diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença que altera o nível de glicose no sangue, está crescendo globalmente e pode ter graves consequências se não tratada adequadamente. Esse aumento é atribuído principalmente ao estilo de vida ruim, incluindo sedentarismo, má alimentação e falta de sono adequado, que estão associados a um maior risco de desenvolver a doença. Vamos então falar quais são os hábitos que devem ser evitados.

Liubomyr Vorona/ iStock

Falta de exercícios físicos

A prática regular de atividade física ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e melhora a ação da insulina nas células, diminuindo a resistência ao hormônio. Exercícios também contribuem para a redução da gordura corporal, que é responsável por produzir hormônios que aumentam a resistência à insulina no organismo.

Muita gordura na alimentação

O consumo excessivo e regular de frituras, margarina e outros alimentos gordurosos leva ao ganho de peso e, consequentemente, aumenta o risco de diabetes. Refeições gordurosas também podem provocar a chamada hiperglicemia tardia, um pico de açúcar no sangue horas após a ingestão, e, a longo prazo, causar resistência à insulina.

Cigarro

Estudos científicos, incluindo uma pesquisa da Universidade de Indiana (EUA), associam o hábito de fumar ao aumento do risco de diabetes tipo 2. O cigarro libera substâncias tóxicas no organismo que causam inflamação crônica e estimulam o acúmulo de gordura visceral, conhecida como "pochete", associada a problemas metabólicos como a resistência à insulina.

Não saber fazer compras no mercado

Estudos indicam que pessoas que fazem compras sem foco tendem a encher o carrinho de guloseimas calóricas, ricas em gordura e açúcar, como biscoitos recheados, sucos industrializados e chocolates. O consumo excessivo desses alimentos está associado ao aumento do risco de diabetes.

Regule os carboidratos complexos

Evitar carboidratos refinados como arroz e farinha em favor de opções integrais ajuda a controlar a glicemia. A individualidade na resposta glicêmica de cada pessoa destaca a importância de orientação médica e nutricional personalizada para quem tem diabetes.

Fontes: Unimed e Viva Bem.

Gostou de saber mais sobre como viver bem? Confira também: Dieta zero açúcar: descubra os benefícios e como fazer de forma segura.

diabetes saúde exercício físico comidas saudáveis

Leia também

Saiba como escolher o iluminador de acordo com seu tom de pele

Saiba como usar touca de cetim para preservar os cachos

Como melhorar a elasticidade e firmeza da pele

15 cantadas em inglês para flertar com gringos e arrasar na paquera

Brasil tem dois biscoitos entre os 50 melhores do mundo; saiba quais

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes