Onda de calor em Paris: Veja os impactos de altas temperaturas na prática de esportes

Saiba o que acontece no seu corpo em altas temperaturas e cuidados que devem ser tomados na prática de esportes durante períodos de calor

Carol Peres | 31 de Julho de 2024 às 11:54

O calor afeta o funcionamento de várias partes do corpo. - PeopleImages/iStock

De pausas para hidratação à possibilidade de suspensão de algumas provas, as altas temperaturas registradas em Paris estão causando algumas alterações nos protocolos dos Jogos Olímpicos. E embora estejam bem preparados, a onda de calor que está acontecendo na capital francesa vem afetando o desempenho dos atletas. Como consequência, isso chama a atenção do público para os impactos de temperaturas elevadas na prática de esportes. 

O calor pode gerar desconforto e piorar o desempenho físico, assim, saiba o que acontece no seu corpo em altas temperaturas e veja dicas para se exercitar no calor.

Veja os impactos de altas temperatura na prática de esporte

Quando praticamos exercícios físicos em um clima quente, pode acontecer o "superaquecimento" do corpo, que afeta o desempenho de vários órgãos. De acordo com o Globo Esporte, para o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), exercícios que acontecem com temperatura acima de 28 ºC são considerados de alto risco, principalmente para pessoas com comorbidades.

O suor, comum quando fazemos muito esforço, é uma forma do organismo regular sua temperatura. Ele é produzido a partir da água que vem do plasma sanguíneo, sua produção é intensificada com o aumento da temperatura, o que representa uma redução do volume sanguíneo. Uma vez que o volume de sangue que sai do coração diminui, acontece uma aceleração da frequência cardíaca para que o volume não prejudique a oferta de nutrientes necessária ao funcionamento do corpo.

A transpiração também faz com que o fluxo de sangue para a pele aumente. Em contrapartida, o fluxo sanguíneo de outras partes do corpo é reduzido e isso piora o desempenho de atividades físicas. O cérebro não fica de fora dessas alterações, o órgão também tem seu nível de irrigação reduzido e causa queda no foco, atenção, motivação e rapidez de raciocínio.

Outra consequência da elevação da temperatura corporal é o aumento da ventilação, que serve para regular a temperatura mas acaba por levar à fadiga precoce. Além disso, o funcionamento do trato gastrointestinal, rins e músculos também é afetado, e todas essas mudanças que acontecem por conta do calor geram vários sintomas.

Assim, é comum sentir câimbras, tontura, confusão mental e náuseas durante o treino que é feito em um clima quente. Desmaios, vômito e convulsão também podem acontecer, então é muito importante ter cuidado quando for praticar exercícios em temperaturas altas.

Como praticar esportes no calor?

Apesar das alterações no funcionamento do corpo, esportes podem sim ser praticados em temperaturas elevadas desde que sejam tomados alguns cuidados. 

  1. Tente praticar atividades pela manhã, até as 9h, ou na tarde depois das 16h;
  2. Opte por exercícios aquáticos ou em locais com ar condicionado;
  3. Beba bastante água e mantenha-se hidratado;
  4. Use roupas leves, dê preferência a rouapas claras;
  5. Utilize protetor solar quando for se exercitar em ambientes externos;
  6. Aumente a intensidade do treino de forma gradativa;
  7. Respeite os próprios limites.

Também é extremamente importante ter acompanhamento profissional para evitar possíveis doenças ou lesões. Dessa forma você garante um corpo forte e saudável, assim como os atletas que estão participando das Olimpíadas. Veja também o que é hérnia de disco e fique sempre atento aos sinais do seu corpo!

Fontes: Globo Esporte, Uol e Terra.

saúde exercícios calor olimpíadas jogos olímpicos esportes

Leia também

Existe idade mínima e máxima para competir nos Jogos Olímpicos?

Sobremesa dos brasileiros nas Olimpíadas: Aprenda a fazer um brigadeiro saudável

Teremos mais chances de medalha na Ginástica Artística? Veja a programação completa

Covid nas Olimpíadas: atletas testam positivo para o vírus

Como é a dieta de um atleta olímpico? Saiba o que não pode faltar

Bonita e saudável? Veja a rotina de beleza da ginasta Rebeca Andrade