Qual melhor horário para tomar creatina? Confira opinião de especialista

Está em dúvida sobre qual é o horário para tomar creatina? Especialistas explicam.

Luana Viard | 4 de Janeiro de 2024 às 18:30

A creatina está em alta no mundo fitness, mas existem dúvidas sobre o uso. - Anastasiia Zabolotna / istock

A creatina é muito conhecida e recomendada no mundo das academias,sendo um dos suplementos mais estudados e utilizados nesse universo. Porém, seu uso pode gerar algumas dúvidas, tanto sobre quantidade quanto sobre horários ideais para utilizar.

Ela é conhecida por seus benefícios no aumento de força e ganho de massa muscular. O ideal nesse tipo de caso é buscar ajuda de profissionais da área, para receber um direcionamento especializado, garantindo segurança durante o uso. Mas, de maneira geral, profissionais apontam opiniões sobre o assunto, o que ajuda a direcionar mais ainda o uso da creatina.

Qual melhor horário para tomar creatina? Confira opinião de especialista

Além de dúvidas sobre a quantidade ideal de creatina, o momento de ingerir esse suplemento também gera confusões. Por isso, a opinião de um especialista pode ajudar a direcionar a forma correta de adicionar esse suplemento no dia a dia.

Segundo o Dr. Pedro Pinheiro, especialista em medicina interna e nefrologia para o site md saúde, ainda não existe uma opinião unânime sobre isso. Alguns estudos apontam sobre a melhor hora para tomar a creatina apresentam resultados variados, mas tendem a sugerir que a suplementação pós-treino pode ser ligeiramente mais benéfica.

Caso não seja possível ingerir a creatina após o treino, o consumo antes do treino não será menos efetivo.

A quantidade ideal de creatina?

O médico aponta que independente do momento do dia, o que importa mesmo é tomar pelo menos 3 a 5 gramas de creatina por dia. Inclusive, a principal função da creatina é fornecer energia para a contração dos músculos. 

A creatina oferece efeitos colaterais?

A resposta é sim! Se engana quem pensa que esse suplemento não oferece alguns riscos para a saúde. O especialista aponta que os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, dor abdominal, diarreia, câimbras e desidratação. Estudo ainda tentam relacionar o consumo de creatina com o aumento na incidência de cálculos renais, porém isso não está comprovado.

O Doutor Paulo Muzy possui um vídeo no youtube explicando todos os detalhes desse suplemento, assista abaixo e não tenha mais dúvidas!

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.

creatina academia cuidados com o corpo fitness