Rotina de exercícios de Preta Gil: saiba se é seguro se exercitar durante o tratamento de câncer

Saiba os efeitos da atividade física em quem é paciente oncológico.

Carol Peres | 5 de Setembro de 2024 às 13:10

Preta Gil retomou o tratamento em agosto de 2024. - Reprodução/Instagram/@fisio_thaiannecosta

Um ano após a cirurgia para cuidar de um câncer no intestino, enquanto fazia um exame de rotina, a cantora Preta Gil descobriu que teria que retornar ao tratamento oncológico. Assim, ela vem compartilhando detalhes sobre sua atual condição em seu perfil no Instagram.

Na última quarta, a filha de Gilberto Gil publicou um vídeo falando sobre a importância das atividades físicas para pessoas que estão tratando câncer. Mas afinal, isso é mesmo seguro? Veja o que dizem os especialistas.


Leia também:


A prática de exercício é indicada para pacientes oncológicos?

No vídeo postado em seu perfil, Preta Gil aparece com a sua fisioterapeuta para chamar atenção para a necessidade de praticar atividades físicas durante todo o processo de recuperação do câncer.

"A importância do exercício físico durante a quimioterapia, durante todo o tratamento oncológico é fundamental. A ganha de massa muscular vai ajudar muito a gente na nossa recuperação. Eu tô aqui firme e forte, mesmo com fadiga, mesmo cansada, eu faço. Toda vez que eu faço exercício físico, eu me sinto melhor depois, mais disposta. É um desafio, eu tô mais lenta, mais preguiçosa. A cada etapa a gente vai ganhando mais força, mais resistência e mais consciência da importância de fazer o exercício físico. Se movimentem!", falou na publicação. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), se exercitar durante o tratamento oncológico é seguro e tolerável. Portanto, pode ser uma estratégia interessante para complementar outros cuidados, pois possui vários benefícios. Por exemplo, melhora o bem estar físico e psicológico, reduz a fadiga e controla outros sintomas.

De forma geral, o exercício físico não apresenta riscos ao paciente, desde que seja orientado por um profissional que considere as particularidades de cada tipo de câncer. Dessa forma, o INCA junto das Sociedades Brasileiras de Oncologia Clínica (SBOC) e a de Atividade Física e Saúde (SBAFS) elaborou um guia com recomendações de atividades físicas durante e após o tratamento oncológico.

Vale lembrar também que os cuidados durante os treinos são importante para todos, não só para quem possuim algum problema de saúde!

Não deixe de conferir: Conheça o medicamento revolucionário que está transformando o tratamento da depressão

Câncer Atividade física saúde preta gil tratamento exercícios tratamento oncológico

Leia também

Descubra 3 chás naturais que reduzem a ansiedade de forma eficaz

Acordar no meio da noite: dicas para evitar insônia e ser mais produtivo

Existe diferença entre nutrólogo e nutricionista? Entenda as funções de cada um

Setembro amarelo: sinais para ficar atento com a saúde mental

Setembro Amarelo: Descubra a história por trás da campanha de prevenção ao suicídio

Hábito comum de brasileiros pode estar ligado ao câncer no intestino; entenda o estudo