Sabonete íntimo feminino: 5 coisas que ninguém nunca te contou

Saúde íntima feminina é assunto sério! Saiba mitos e verdades sobre o sabonete íntimo que você precisa conhecer

Cadu Guarieiro | 6 de Outubro de 2023 às 07:00

Quais são os mitos e as verdades sobre o sabonete íntimo feminino? - Imagem: Denisfilm/iStock

Ainda que para muitos seja tabu, a saúde íntima feminina é assunto importantíssimo! Muitas mulheres fazem uso de sabonetes íntimos para higienizar a região vaginal, porém, as dúvidas e mitos entorno deste produto são diversas. Afinal, o sabonete íntimo feminino é eficiente? Ele é prejudicial à vagina de alguma maneira? Conheça agora alguns fatos sobre este produto.

Leia também: 5 causas surpreendentes de coceira na vagina que você precisa conhecer agora mesmo

Sabonete íntimo feminino: 5 coisas que ninguém nunca te contou

A vagina é uma região extremamente sensível, logo, entender o produto que irá realizar a higiene da região é fundamental!

1. Sabonetes íntimos podem ser prejudiciais quando usados em excesso

Enquanto algumas mulheres relatam experiências positivas com o sabonete íntimo, outras não foram tão felizes com o uso do produto. Em entrevista ao portal Viva Bem, do Uol, Fernando Moreira de Andrade, ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, contou que tal descontentamento está diretamente relacionado à sensibildiade da região.

"Eles [os sabonetes íntimos] podem alterar a flora vaginal e, assim, propiciar um processo inflamatório, principalmente se utilziado excessivamente."

2. O sabonete íntimo feminino não equilibra o pH da vagina

O pH vaginal é parte fundamental da saúde da região. Caso ele fique mais ácido, surge a candidíase, e caso sua acidez seja diminuida, a predisposição para o aparecimento de outras infecções é maior, logo, o equilíbrio é a melhor alternativa. Porém, se engana quem considera o sabonete íntimo solução para isto, a vagina é a parte interna do aparelho reprodutor feminino, e o produto não é feito para esta região, evitando assim o desequilíbrio do pH apenas da pele da vulva e não da vagina por inteiro.

3. Sabonetes íntimos femininos não são uma obrigação

Em entrevista ao mesmo portal, Rubens Gonçalves Filhos, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, contou que os sabonetes íntimos não devem ser parte fundamental da rotina de higiene vaginal, de acordo com o especialista "Só limpar com água é suficiente". Sendo o produto indicado apenas para mulheres que tem a flora vaginal estável.

4. Os sabonetes íntimos femininos podem ser utilizados diariamente

Quem opta por utilizar o produto, pode fazer seu uso todos os dias, porém, é necessário moderação, não podendo ser aplicado mais de uma vez no mesmo dia, este tipo de prática pode retirar agentes biológicos que atuam na proteção da região, ocasionando assim corrimento e ressecamento.

5. Os sabonetes íntimos femininos não limpam mais a vagina durante o período menstrual

Não, os sabonetes íntimos femininos não limpam mais a vagina durante o período menstrual. Alguns produtos proporcionam uma sensação maior de frescor, porém, isto não significa que a região está mais higienizada.


Ficou curiosa? Confira no vídeo a seguir algumas explicações do ginecologista e obstetra Pedro Caron sobre os sabonetes íntimos femininos!


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

saúde íntima feminina sabonete íntimo sabonete íntimo feminino vagina