Saiba o que é choque séptico sofrido por Preta Gil durante tratamento do câncer

Em tratamento contra o câncer, a cantora Preta Gil precisou se afastar das redes para se recuperar de um choque séptico. Descubra o que é a condição.

Laura Oliveira | 18 de Abril de 2023 às 14:40

- Reprodução

Nas redes sociais, a cantora Preta Gil, que desde janeiro deste ano se trata contra um câncer no estômago, contou ter sofrido um choque séptico. A atriz costuma compartilhar com seus fãs e seguidores as etapas de seu tratamento e, por isso, justificou o sumiço.

Em seu vídeo no Instagram, a artista pediu desculpas aos seguidores: "Infelizmente, nesse último mês eu não pude estar aqui pra contar pra vocês como eu estava por que eu realmente passei por um imprevisto, por um grande susto, que me impossibilitou de vir dar notícias pra vocês. Eu já peço desculpas pelo sumiço, mas foi por força maior. Eu realmente fiquei muito mal." 

Ainda no vídeo em seu Instagram, a filha de Gilberto Gil diz que foi um grande susto e explicou sobre uma sequela no pulmão, decorrente do choque séptico. 

No início de março, a cantora contou que, como parte do tratamento, passaria por uma cirurgia e explicou as etapas que estavam por vir. Confira detalhes sobre o procedimento

O que é choque séptico?

Choque séptico ou sepse é uma grave condição causada por uma inflamação que se espalha pelo organismo através de uma infecção. Ela pode levar a perigosos sintomas como a falência de órgãos, a queda da pressão arterial e outros. 

A sepse pode ser de origem bacteriana, viral, parasitária, por protozoários ou fúngica. Ela pode afetar diferentes partes do corpo, sendo comum em pessoas hospitalizadas ou com a defesa do organismo comprometida. Apesar disso, qualquer pessoa pode desenvolvê-la. 

O que aconteceu com a cantora Preta Gil foi um choque séptico, ou seja, a queda drástica de pressão arterial que não responde à aos medicamentos por via intravenosa.

Em casos de pessoas em grupo de riscos (bebês prematuros, idosos, pacientes com câncer, Aids, estão em tratamento com medicamentos que afetam a imunidade e outros) ela pode ser mais grave e deve ser tratada com cuidado. 

Em um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a síndrome é uma das principais causadoras de morte dentro das UTIs (unidades de tratamento intensivo).

Sintomas do choque séptico

Entre os principais sintomas desta condição, estão:

O diagnóstico da Sepse é feito através da avaliação médica de exames de sangue, urina e outros. Já o tratamento da Sepse deve ser feito de maneira imediata após o diagnóstico, com a administração de medicamentos específicos para esta condição. 

 

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Leia também

8 riscos à saúde surpreendentes na pós-menopausa

Preta Gil revela como descobriu câncer do intestino

Preta Gil revela que passará por cirurgia para tratar câncer no intestino

Preta Gil é diagnosticada com câncer no intestino; conheça os sintomas

6 hábitos saudáveis que você deve adotar para prevenir doenças

Curcuma longa pode prevenir o câncer de estômago, afirma estudo