7 sintomas de desidratação que é importante ficar atento

Você pode identificar se o seu corpo está em desidratação através de algumas características.

Luana Viard | 24 de Outubro de 2023 às 15:30

A desidratação é um quadro que precisa de atenção - (Imagem:Pheelings Media/iStock)

Períodos de calor são mais propensos para quadros de desidratação. A desidratação é um quadro em que o corpo fica com baixa concentração de água, sais mineiras e liquídos orgânicos. É um quadro que pode levar à morte, principalmente em crianças e idosos, por serem mais propensos a casos diarreia e perderem líquido com mais facilidade. 

Causas de desidratação

Quadros de diarreia, vômito, sudorese, queimaduras intensas e uso exagerado de diuréticos devem ser pontos de atenção. No período de verão sofremos com suor e o nosso corpo perde água com mais frequência. Por conta disso, é importante reforçar o consumo de água para evitar quadros de desidratação. 

A desidratação é um quadro que agrava rápido e precisa de atenção. (fizkes / istock)

Sintomas de desidratação 

Algumas características devem servir de alerta. Existem vários níveis de desidratação, com graus diferentes de gravidade, variando entre leve, moderada e grave. O site do Doutor Drauzio Varella aponta alguns pontos para focarmos atenção.

  1. Olhos fundos 
  2. Boca ressecada
  3. Cansaço excessivo 
  4. Dores de cabeça 
  5. Moleira afundada em bebês 
  6. Diminuição ou ausência de lágrimas 
  7. Tontura 

Principalmente no verão, algumas pessoas podem sofrer com quadros de queda de pressão, causando tontura, dor de cabeça, fraqueza e cansaço. Para os bebês, que são considerados grupo de risco, é necessário atenção redobrada com a moleira, caso ela esteja afundada, aponta um quadro de desidratação. 

Como evitar a desidratação

Os médicos indicam alguns cuidados para evitar este quadro. 

Manter-se hidratado é importante para evitar quadros de desidratação. (seb_ra / istock)

Outro ponto importante é buscar ajuda médica caso esses sintomas apareçam. Somente profissionais capacitados poderão reverter esse quadro. 

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

verão saúde água sintomas desidratação