Ministério da Saúde lança campanha de conscientização e prevenção do HIV/Aids

Conheça a campanha de prevenção contra HIV e Aids

Gabriela Botafogo | 6 de Dezembro de 2022 às 15:57

- dragana991/ iStock

Nessa última quinta-feira (1), o Dia Mundial de Luta contra Aids, o Ministério da Saúde lançou a Campanha nacional de conscientização e prevenção de HIV e Aids.

A campanha consiste em gerar mobilização e conscientização na luta contra o vírus HIV, Aids e outras ISTs. Já que muitas vezes as pessoas estão doentes e não sabem, podendo contaminar outras pessoas.

Campanha para quem?

Nessa atual campanha o foco é informar principalmente os jovens de 15 a 24 anos, que são a população mais afetada, e em 2021 a ocorrência de HIV entre mulheres de 15 e 34 anos representou 45,6% dos casos.

Mesmo com o foco nos jovens, a população inteira do Brasil sofre com as Infecções Sexualmente Transmissíveis. A estimativa do ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde é de que 960 mil pessoes estariam vivendo com HIV no país. Além disso, no mesmo ano foram registradis 40,8 mil casos de HIV e 35,2 mil casos de Aids. 

Mesmo que esses casos ainda estejam em grande quantidade no país, o Boletim do Ministério da Saúde aponta que a taxa de detecção da Aids em pessoas menores de 5 anos diminuiu nos últimos 10 anos, indo de 3 a 4 casos a cada 100 mil pessoas para 1 a 2 casos a cada 100 mil.

Assim, podemos ver que a prevenção e as conscientização contra as doenças sexaulmente transmissíveis tem sido cada vez mais eficiente e mais pessoas estão se tratando.

Como se prevenir das DSTs?

Você com certeza já escutou que a melhor forma de se previnir de doenças sexuais, e é verdade. As camisinhas, podem ser masculinas ou femininas protegem o nosso corpo de contrair infecções dos parcerios sexuais, além de claro, previnir uma gravidez indesejada.

Importante destacar que as camisinhas não devem ser usadas apenas na penetração, e também no sexo oral, onde são transmitidas doenças da mesma forma.

Além dos preservativos, é essencial cuidar da higiene pessoal, lavar bem as mãos e as partes íntimas são a chave para evitar qualquer tipo de IST. Exija equipamentos descartaveis, não encoste em vasos sanitários desconhecidos e não vista calcinhas ou cuecas de outras pessoas.